Festival Literário de São José, realizado em local de fácil acesso do Bairro Kobrasol, promove o contato dos estudantes com os livros e outras manifestações culturais
Agregar conhecimento e popularizar a leitura, principalmente entre jovens, é sempre o objetivo de uma feira de livros. Não é diferente com a primeira edição do Festival Literário de São José que fica aberto até sábado, na Praça Eugênio Raulino Koerich, no Bairro Kobrasol. Ainda que apareça de forma tímida, o evento conta com programação cultural paralela e palestras focadas em literatura.
São cinco estandes de livrarias e distribuidoras, principalmente de Santa Catarina, que participam da primeira feira, oferecendo opções para todos os bolsos e gostos.
– No nosso estande temos livros de ponta de estoque de várias áreas. Têm infantil, juvenil, sobre saúde, educação, história, literatura, obras clássicas e muitas outras – afirma Rosana Strapasson, da Top Livros, que tem matriz em Curitiba, filial em Balneário Camboriú e participa há cinco anos da feira de Florianópolis.
Os estandes chamaram a atenção de Andreoni Nisia da Silva, 24 anos, que mora em frente ao local, e que levou a filha Anabella da Silva Pinto, 5 anos, para conferir a mostra.
– Ela adora ler e ir a livrarias, mas esta é a primeira vez que vai a uma feira. A leitura estimula a imaginação e quando eu leio para ela, sempre vêm os “por quês?”. É uma forma de descobrir as coisas – comenta a mãe, que saiu da loja levando 10 livros para a sorridente Anabella.
As primas Bianca de Assunção Pires e Fabíula de Assunção Maciel, de 13 anos, estudam no Colégio Maria Luiza de Melo, próximo à praça onde está a feira. Depois de fazerem uma apresentação de dança, incluída na programação do evento, resolveram dar uma olhada nos livros. Elas foram atraídas para a leitura – como grande parte das adolescentes – pelo fenômeno da saga Crepúsculo, mas dizem que gostam de ler vários tipos de livros.
Promovida pela prefeitura de São José, a feira conta com a organização da Ilha Mágica Eventos, que realiza várias feiras literárias no Estado, incluindo a de Florianópolis.
A gerente de eventos Irene Rios diz que a expectativa de público é grande, mas que não é possível ter uma dimensão concreta ainda, por ser a primeira edição da feira em São José.
– O interessante é que os colégios estão muito participativos. O foco principal são crianças e jovens, até mesmo pela localidade com muitas escolas por perto, mas tem livros para todos os gostos. No ano que vem pretendemos aumentar a programação, agregar mais municípios e ampliar o espaço – ressalta Irene.
FELIPE ALVES
Fonte:
Nenhum comentário:
Postar um comentário